RR Grand Reserve 01

cerveja de pão de mel

Análise sensorial do Chef Ronaldo Rossi

Antes de mais nada, apresentar a RR Grand Reserve 01 é muito orgulho.

Lembro quando tive a ideia dessa cerveja, partiu da receita do pão de mel, o doce mesmo. Estava revisando a receita e pude, praticamente, sentir os sabores se estivessem em uma cerveja.

Muitas especiarias depois ela volta ao mercado, dessa vez numa colab com a Cervejaria Los Compadres, onde tenho lançamentos regulares e novidades contínuas.

A descrição a seguir é minha mesmo, então não farei duas vezes nesse post, contudo gostaria somente de dizer que é uma das minhas maiores criações em termos de cervejas.

Uma puta cerveja.

Descrição da cervejaria

Cerveja escura, com boa formação e excelente estabilidade de espuma. No aroma é impossível não reconhecer um pão de mel, as notas condimentadas como cravo, canela, gengibre, noz moscada e cardamomo se somam ao mascavo e ainda chocolate amargo, cacau, caramelo e café vindos dos maltes torrados e tostados.

Na boca, a RR Grand Reserve 01, traz um equilíbrio entre o amargo e o adocicado. Textura sedosa, corpo médio, final seco e elegante. O álcool bem inserido só aparece no aquecimento alcoólico médio que fica quando a cerveja acaba. O retrogosto traz a mesma riqueza e complexidade apresentadas no aroma e no sabor.

Uma cerveja que pode ser tomada sozinha, ganhando temperatura e dessa forma sabores e aromas vão se modificando. Nesse sentido, é também excelente para ser o fechamento perfeito de uma refeição, vai bem com a maioria das sobremesas que trazem doce de leite, chantilly ou cremes como destaque.

Finalmente, tem ainda força e personalidade para acompanhar um charuto de fortaleza média.

Veja a RR Grand Reserve 01 no Untappd