Fuller’s Past Masters 1981 ESB

cerveja fullers past masters 1981 esb

Análise sensorial do Chef Ronaldo Rossi

Vou começar pelo final: a Fuller’s Past Master 1981 ESB é a melhor ESB que já passou pela loja e posso dizer mais, é uma das melhores cervejas do estilo que já provei nessa caminhada.

Cerveja cobre, translúcida, com boa formação e excelente estabilidade de espuma. Aromas que trazem notas que remetem à breve caramelo, acompanhados de notas frutadas e adocicadas lembrando frutas passas e notas terrosas dos lúpulos ingleses. Sabor adocicado com equilibrado de amargor vindo dos lúpulos, corpo médio, textura macia, final seco e elegante. Retrogosto de média intensidade traz os mesmos sabores que lembram caramelo e notas herbais.

Simplesmente sensacional.

Descrição da cervejaria

A 9ª da série Past Masters, que recria cervejas antigas do livro de receitas da cervejaria, sempre de datas marcantes, traz uma Extra Special Bitter frutada e complexa em homenagem ao lendário Mestre Cervejeiro Fuller’s, John Keeling, que se aposentou em 2018. A receita utilizada é da cerveja que estava sendo feita no primeiro dia de trabalho dele na fábrica.

Com coloração marrom acastanhado, levemente turva, traz aroma intenso de frutas secas, como uvas passas e tâmaras, e uma sutil nota de frutas vermelhas, como cerejas. O herbáceo e terroso típico dos lúpulos ingleses aparece em segundo plano perfeitamente equilibrado com maltes de tons tostados e acastanhados, com suave caramelo. Na boca é bem equilibrada, com dulçor e amargor mediano, corpo médio-alto e final com notas terrosas.

Boas harmonizações podem ser encontradas com carnes vermelhas grelhadas, como filet mignon ao molho madeira, e assadas, além de queijos semi-macios, com gouda e gruyère.

Não pasteurizada, a Past Masters 1981 é refermentada na garrafa para garantir seu frescor e conservação. Sedimentos de levedura podem ser encontrados no fundo da garrafa. Conserve ela sempre na posição vertical, em local fresco e abrigado da luz solar.

Estilo: Extra Special Bitter
Teor Alcoólico: 5,5%
Embalagem: Garrafas de 500 ml
IBU: —
Fabricante: Fuller Smith & Turner
Origem: Inglaterra

Veja a Fuller’s Past Master 1981 ESB no Untappd

E também no Ratebeer