Fuller’s London Porter

cerveja fullers london porter

Análise sensorial do Chef Ronaldo Rossi

De uma forma geral porters são cervejas muito gastronômicas, com uma carga sensorial de com muito menos café do que uma stout, mas mesmo assim com grande complexidade e a Fuller’s London Porter é um dos grandes exemplares do estilo.

Cerveja marrom, boa formação e excelente estabilidade de espuma. Aromas que trazem notas que remetem diretamente à tosta e torra de malte, equilíbrio entre caramelo, toffee, chocolate, cacau e café. Sabor equilibrado entre o amargo e o adocicado, corpo médio baixo, textura macia, final seco. Retrogosto de média intensidade traz os mesmos sabores que lembram caramelo, torra e tosta.

Uma puta cerveja.

Descrição da cervejaria

Durante quase dois séculos, Porter foi o estilo de cerveja mais consumido em Londres. Produzida a partir do início do século 18, era consumida principalmente por portuários e trabalhadores braçais, o que explica o nome do estilo. No final do século 19, o estilo praticamente desapareceu, voltando com força total somente no final da década de 1970.

A Fuller’s London Porter é uma releitura das cervejas originais desse estilo. Considerada uma das melhores Porters do mundo e referência no estilo, apresenta coloração marrom bem escura, com belíssimos reflexos avermelhados. Produzida com três tipos de malte e lúpulo inglês, tem aroma tostado, terroso, reminiscente de chocolate amargo e café. Na boca é complexa, saborosa e de amargor moderado.

A London Porter é definitivamente uma cerveja que impressiona. Mesmo com toda a sua complexidade, passa longe de ser enjoativa. Harmoniza de forma primorosa com churrasco e outras carnes de sabor forte, já que os aromas e sabores da cerveja se misturam deliciosamente às características desses pratos.

Estilo: Brown Porter
Embalagem: Garrafas de 500 e 330 ml
Teor Alcoólico: 5,4%
IBU: 37
Fabricante: Fuller Smith & Turner
Origem: Inglaterra

Veja a Fuller’s London Porter no Untappd

Veja também no Ratebeer