Fuller’s Golden Pride

cerveja fullers golden pride

Análise sensorial do Chef Ronaldo Rossi

Depois de tudo o que já falei bem de todos os rótulos da Fuller’s acredito que já seja bem óbvio que eu vá falar bem da Fuller’s Golden Pride, alguma dúvida?.

Cerveja cobre, translúcida, com boa formação e excelente estabilidade de espuma. Aromas que trazem notas que remetem diretamente à caramelo, toffee, vindos do malte, além de fantásticas notas oxidativas e alcoólicas que lembram um vinho fortificado e notas terrosas dos lúpulos ingleses. Sabor adocicado com equilibrado de amargor vindo dos lúpulos, corpo médio, textura licorosa, final seco e alcoólico. Retrogosto de média intensidade traz os mesmos sabores que lembram caramelo com as notas alcoólicas. Médio alto aquecimento alcoólico.

Uma puta cerveja, que apresenta uma grande vocação gastronômica sendo uma das melhores opções para carnes, mesmo as que apresentam molhos pesados e até sobremesas com destaque para o caramelo.

Descrição da cervejaria

Criada em 1967, a Golden Pride era originalmente, produzida a partir de uma mistura dos maltes utilizados na London Pride, na ESB e em uma pale ale. As variedades de lúpulo utilizadas, modernas para a época, são as mesmas até hoje: Target responsável pelo amargor e, Northdown e Challenger para acrescentar aromas. Referência mundial no estilo English Barley wine, pode-se dizer que a Golden Pride é o equivalente inglês das cervejas belgas de abadia.

Brilhante e de coloração acobreada, a Golden Pride apresenta aromas de laranja, ameixa, frutas passas e cereais tostados, além de notas que lembram biscoito e caramelo. Na boca, apresenta corpo médio, facilitando a percepção dos 8,5% de álcool, além de amargor moderado, para equilibrar a doçura também presente.

Intensa e muito saborosa, a Golden Pride é perfeita para ser degustada sozinha, com calma, em um dia mais frio, mas também proporciona harmonizações deliciosas com comidas mais gordurosas e de sabor forte, como queijos de mofo azul e carne de pato, especialmente se servidos com figo, damasco ou calda de laranja. Para a sobremesa, fica muito boa com crème brûlée.

Estilo: English Barley Wine
Embalagem: Garrafas de 500 e 330 ml
Teor Alcoólico: 8,5%
IBU: 40
Fabricante: Fuller Smith & Turner
Origem: Inglaterra

Veja a Fuller’s Golden Pride no Untappd

E também no Ratebeer