Cervejoteca – Cervejas Especiais

O que combinar com as cervejas

Constantemente sou indagado sobre essa questão, o que fica melhor com essa ou aquela cerveja e a resposta é quase sempre a mesma:

“cerveja boa só não combina com gente chata”.

Por maior que seja a verdade nessa frase a resposta é em tom de brincadeira, mas o assunto em muito interessante.

Chamamos de harmonização a combinação de cervejas e os pratos que serão servidos na refeição. Esse termo é largamente utilizado pelos apreciadores dos vinhos e com o mesmo conceito de uso vem ganhando adeptos e apreciadores com a mesma intensidade que aumentam os consumidores das cervejas especiais.

A ideia é sempre somar, e melhor a experiência gastronômica. Poucas são as regras principais, claro que existem muitos detalhes dentre essas regras, mas de uma forma geral existem três opções do que se espera em uma harmonização, são elas:

Corte: quando utilizamos a cerveja para “limpar” o paladar e prepara-lo para uma próxima garfada. Exemplo é uma cerveja amarga servida com uma fritura, o amargor ajuda a remover o excesso de gordura na boca.

Contraste: quando os elementos do prato e da cerveja se opõe e muitas vezes formam um novo sabor

Semelhança: quando os elementos da cerveja e do prato se completam e se valorizam.

Outras duas regrinhas, quanto mais picante ou condimentado o prato, mais lupulada deverá ser a cerveja; e pratos leves vão bem com cervejas leves, pratos mais pesados pedem cervejas mais encorpadas e alcoólicas.

Desde a primeira edição da nossa coluna eu coloco dicas de harmonizações, fica a dica de um pouco mais de explicações para essa nossa brincadeira tão legal.

A dica da semana é uma cerveja americana de escola alemão, a Brooklyn lager é uma Vienna lager, uma cervejinha que de uma forma simples poderia ser apresentada com a pilsner de Vienna, mais avermelhada e mais malteada.

Ficha técnica:

Brooklyn lager

Cervejaria: Brooklyn Brewery

Origem: EUA

Estilo: Vienna Lager

Teor alcoólico: 5,2 %

Vai bem com: carnes grelhadas, frango sem molhos pesados, salsicharia alemã ou para ser tomada no lugar de uma pilsner tradicional.