Cervejoteca – Cervejas Especiais

Cerveja fresca vs Cerveja de guarda

antes uma explicação fresca, chopp é um tipo de cerveja fresca. Toda cerveja foi chopp um dia, calma que eu explico, na prática chopp é a cerveja antes de pasteurizar e de uma forma muito prática até as cervejas com 12 ou 13 % de álcool passaram por isso.

“mas chopp não é uma medida?” perguntaram alguns, sim eu responderei, mas no nosso uso do dia a dia chopp é uma cerveja fresca, ainda sem pasteurização.

não é de hoje que falamos de cervejas frescas ou cervejas de guarda, a oktoberfest é uma cerveja feita à partir da marzen armazenada por 6 meses em baixas temperaturas, chamamos esse processo de largear a cerveja, o termo lager faz um pouco mais de sentido agora, não é?

fica como sugestão para os amigos que não tiveram a oportunidade de provar uma cerveja nas suas versões com ou sem pasteurização que o façam e tentem sentir as diferenças; o termo fresco não é usado à toa, o chopp desperta realmente esse sentimento, e traz o lúpulo mais vivo também. A cerveja pasteurizada é cozida, parte desse frescor de lúpulo se perde e o malte fica mais pronunciado, preferir uma ou outra é uma questão de gosto pessoal, não de qualidade do produto.

Depois de pasteurizada e conforme a receita, a cerveja pode suportar uma guarda por um certo tempo podendo chegar à 10 anos como é o caso da Gouden Carolus Cuveé Van de Keizer Blaw, ou pouco tempo mais do que as versões simples das receitas. Claro que as cervejas precisam de receitas voltadas para a guarda, com mais alcool ou lúpulo ou os dois.

a dica de hoje é a própria Van de Keizer, uma cerveja safrada com o ano de produção estampado no pescoço da garrafa, uma Belgian strong dark ale, produzida somente uma vez por ano no dia 24 de fevereiro

Como curiosidade a cervejaria tem alterado em mais de 3% o seu teor alcoólico nos ultimos 10 anos, chegando aos 11 %.

 

 

Ficha técnica:

 

Gouden Carolus Cuveé Van de Keizer Blaw

 

Cervejaria: Brouwerij Het Anker

 

Origem: Bélgica

 

Estilo: Belgian strong dark ale

 

Teor alcoólico: 11 %

 

Vai bem com: queijos fortes, carnes com molhos pesados, cortes gordurosos de carne, porco ou pato